Imediatamente após as 24 horas

Embora a experiência de cada pessoa seja única, existem algumas coisas que a maioria das pessoas experimenta imediatamente após a cirurgia da catarata. Isso é apenas um guia, portanto peça mais detalhes ao seu médico sobre o que você deve esperar imediatamente após a cirurgia.

Imediatamente após a cirurgia

Como me sentirei? Imediatamente após a cirurgia, você pode se sentir um pouco tonto devido à anestesia local. Isso é normal e passará de modo razoavelmente rápido enquanto você estiver na sala de espera do pós-operatório.

O que irá acontecer? Ao final do procedimento cirúrgico (após sua nova lente intraocular ter sido implantada), seu médico poderá colocar algumas gotas de antibiótico no seu olho para evitar infecções e administrar algumas gotas de antiinflamatório para minimizar qualquer inchaço que possa ocorrer. Uma enfermeira ou outro membro da equipe médica poderá fornecer a você uma proteção para o seu olho.

Você irá aguardar na sala do pós-operatório por aproximadamente uma hora, embora isso varie de médico para médico. Você poderá receber medicamentos de prescrição que precisará administrar pelas próximas semanas e instruções detalhadas sobre como administrar esses medicamentos e os cuidados com o seu olho. Suas consultas de acompanhamento serão agendadas e, em seguida, você irá para casa. Seu médico provavelmente fornecerá óculos escuros para serem usados no caminho.

O que devo fazer? Relaxar. No caminho para casa ou imediatamente após, peça ao seu cuidador para comprar os medicamentos, se isso ainda não tiver ocorrido.

O que devo evitar? Imediatamente após a cirurgia, você deve evitar tocar o olho, esfregá-lo ou remover a proteção. Você não poderá ir dirigindo para casa.

Dentro das primeiras 24 horas

Como me sentirei? Seu olho pode ficar sensível ao toque e até mesmo arranhar um pouco por alguns dias. Você talvez veja alguns brilhos ou halos (clarões circulares ou anéis indistintos que podem aparecer ao redor dos faróis dos carros ou outros objetos iluminados). Isso é normal, diminuirá com o tempo e, depois, desaparecerá.

O que devo fazer? Você precisará administrar seu colírio nos horários indicados pelo médico para evitar complicações pós-operatórias. Seu médico provavelmente dirá que você pode retomar suas atividades diárias normais como ler, escrever, assistir TV e caminhar. Seu médico provavelmente o aconselhará a usar a venda de proteção para dormir.

Você pode ficar tentado a usar seus óculos para enxergar claramente — seu médico poderá ou não aconselhá-lo a fazer isso.

No dia seguinte, você retornará ao médico para um exame.

O que devo evitar? Durante o primeiro dia após a cirurgia, você deve evitar dirigir. É importante que você evite esfregar o olho ou colocar qualquer coisa nele, até mesmo água, o que pode aumentar a chance de infecção. Você não deve usar maquiagem no olho até que seu médico diga que isso é possível e deve evitar dormir no lado do olho que foi operado. Também deve evitar qualquer tipo de atividade em que haja esforço, como erguer objetos. Mesmo erguer algo que pese apenas de 7 a 9 kg pode aumentar sua pressão intra-ocular brevemente, o que deve ser evitado imediatamente após a cirurgia de catarata.

O processo de recuperação descrito aqui se destina a representar a maioria dos procedimentos de catarata, que ocorrem sem complicações. Os resultados individuais podem variar. Nenhuma informação contida aqui tem a intenção de substituir os conselhos médicos.