Fatos completos, estatísticas e perguntas freqüentes

Catarata é o turvamento cristalino natural do olho. A catarata não pode ser removida "do" cristalino. Na verdade, o cristalino em si deve ser substituído por uma lente intraocular LIO artificial.

Existem vários tipos de catarata, mas a maioria das pessoas desenvolve a catarata nuclear, que é o resultado natural do processo de envelhecimento.

Embora os sintomas da catarata no estágio inicial possam ser tratados de várias maneiras, a cirurgia é a única forma de tratar a catarata.

A cirurgia de catarata é um procedimento de rotina no qual a lente natural turva do olho é removida e substituída por uma lente artificial (intra-ocular).

Não existe um momento perfeito para realizar a cirurgia de catarata. O momento certo para realizar o procedimento depende de você. Seu médico o ajudará a decidir quando os benefícios da cirurgia de catarata compensarão os riscos.

A cirurgia de catarata é uma das cirurgias mais seguras e mais comuns realizadas nos Estados Unidos todos os anos.

A maioria das cirurgias de catarata leva aproximadamente de 15 a 30 minutos e a maioria dos pacientes não sente dor ou desconforto.

A maior parte das complicações da cirurgia de catarata é muito rara se você for saudável e não tiver outras doenças oculares sérias, como a retinopatia diabética. A complicação mais provável, uma catarata secundária, pode se desenvolver de dois a quatro meses após a cirurgia e ocorre quando a membrana que segura a nova lente desenvolve um embaçamento e, portanto, turva a sua visão. Se você desenvolver uma catarata secundária, seu médico realizará um procedimento indolor sem internação chamado capsulotomia com YAG laser.

Estatísticas da catarata

A catarata é a causa principal de perda visual em adultos com 55 anos ou mais e a causa principal de cegueira no mundo todo.

A catarata adquirida é responsável por mais de 99% de todas as cataratas. A catarata congênita (de nascimento), por menos de 1%.

Mais de 3 milhões de cirurgias de catarata são realizadas nos Estados Unidos todos os anos.

Aproximadamente 95% das pessoas que recebem lentes intra-oculares padrão experimentam uma restauração completa da visão ao estado antes da catarata.

A cirurgia de catarata tem uma taxa de sucesso geral de 97% ou mais.

Aproximadamente 95% das pessoas que recebem lentes intra-oculares padrão experimentam uma restauração completa da visão ao estado antes da catarata.

Perguntas freqüentes (FAQs)

Saiba sobre a catarata
O que é catarata?

Ao contrário da crença popular, a catarata não é uma "película" sobre o olho. Na verdade, ela é um espessamento gradual do cristalino que faz com que este se torne tão turvo que a luz é distorcida ou não consegue chegar à parte de trás do olho (a retina) para transmissão ao cérebro.

voltar ao topo

Quais são os sintomas da catarata?

Visão turva ou escurecida, cores que parecem desbotadas, visão noturna ruim, halos que aparecem ao redor de luzes e sensibilidade a luzes fortes podem ser sintomas de catarata.

A catarata relacionada à idade se desenvolve muito lentamente e sem dor. Na verdade, você talvez nem perceba que sua visão está mudando até o dia em for ao oftalmologista para pedir uma nova prescrição para óculos ou lentes de contato.

voltar ao topo

O que causa a catarata?

Várias coisas podem causar a formação da catarata, sendo a mais comum o processo natural de envelhecimento. À medida que envelhece, seu cristalino gradualmente fica espesso e amarelado, tornando-se eventualmente tão turvo que se diz que você está com "catarata".

Outras doenças, como o diabetes e o glaucoma, podem aumentar as chances de uma pessoa desenvolver catarata. Ferimentos no olho e o uso crônico de corticóides também podem causar catarata.

voltar ao topo

Como se forma a catarata?

O cristalino pode mudar de várias maneiras, todas resultando na doença chamada catarata. Em geral, existem duas maneiras pelas quais uma catarata pode se formar: no núcleo, ou centro, do cristalino ou no córtex, ou casca, do cristalino.

voltar ao topo

Existem tipos diferentes de catarata?

Sim, existem vários tipos de catarata. Os diferentes tipos são definidos por qual parte do cristalino eles afetam. A catarata nuclear é a forma mais comum e normalmente se forma como parte natural do processo de envelhecimento, à medida que células do cristalino se depositam no núcleo. catarata cortical também é razoavelmente comum e se forma quando a casca, ou córtex, do cristalino endurece.

voltar ao topo

Há algo que eu poderia ter feito ou possa fazer para impedir a formação da catarata?

Não. Como o desenvolvimento da catarata é parte natural do processo de envelhecimento, é altamente improvável que você possa impedir seu desenvolvimento. No entanto, existem coisas que podem ser feitas para retardar o seu desenvolvimento:

  • Usar óculos de sol. Procure se informar se a lente bloqueia os raios UVA e UVB.
  • Alimente-se com uma dieta rica em antioxidantes.

voltar ao topo

Por que meus sintomas de catarata são diferentes dos de outra pessoa?

Existem vários tipos de catarata e, mesmo dentro do mesmo tipo, existe uma variedade de sintomas que uma pessoa pode experimentar.

voltar ao topo

Desenvolver catarata é parte inevitável do envelhecimento?

Sim. Se viver tempo suficiente, você provavelmente desenvolverá catarata.

voltar ao topo

Certas doenças ou condições tornam uma pessoa mais propensa a desenvolver a catarata?

Sim. Diabetes e glaucoma predispõem uma pessoa a desenvolver a catarata.

voltar ao topo

A catarata pode aumentar as chances de eu desenvolver outra doença ocular?

Como a catarata afeta a parte do olho responsável por refratar a luz, às vezes, ela causará um erro de refração como miopia ou hipermetropia. E, raramente, se amadurecer, a catarata pode eventualmente se tornar grande demais e causar um tipo de glaucoma.

voltar ao topo

A presbiopia está relacionada à catarata?

Não. À medida que envelhece, a lente natural do olho muitas vezes endurece e perde a capacidade de se dobrar e focar a luz. Esse endurecimento é, freqüentemente, acompanhado por perda de flexibilidade dos músculos ao redor. O endurecimento e a perda de flexibilidade são comumente chamados de presbiopia. Como a presbiopia é uma função do envelhecimento, várias pessoas com catarata também têm presbiopia.

Nos últimos anos, foram desenvolvidas lentes intra-oculares multifocais para corrigir a catarata e a presbiopia simultaneamente.

voltar ao topo

A catarata pode se espalhar de um olho para o outro?

Não. No entanto, uma pessoa pode desenvolver a catarata nos dois olhos.

voltar ao topo

Posso ficar cego devido à catarata?

Sim. Quando não é tratada, a catarata pode eventualmente causar cegueira.

voltar ao topo

O que significa dizer que a catarata está "madura"?

Essa é uma maneira coloquial de dizer que a catarata afeta de tal modo a visão que os benefícios da remoção compensam os riscos.

voltar ao topo

Entenda as opções de tratamento da catarata

Qual é o melhor momento para se tratar a catarata?

Muitas pessoas acreditam que a catarata precisa “amadurecer” (até um estágio muito avançado) para ser removida. Isso não é mais verdade. Hoje, a cirurgia de catarata é um procedimento de rotina que normalmente pode ser realizado assim que você e o seu médico perceberem que a visão está interferindo na sua qualidade de vida.

voltar ao topo

O que acontece se a catarata não for tratada?

Com o tempo, a área turva do seu cristalino pode ficar maior e mais espessa, fazendo com que sua visão piore. Isso pode levar de alguns meses a vários anos. Com o tempo, todo o seu cristalino pode ficar turvo e causar cegueira.

voltar ao topo

Como sei qual implante de lente é o correto para mim?

Nenhuma lente funciona melhor para todos e apenas seu oftalmologista pode determinar a opção mais apropriada para você. As lentes multifocais podem oferecer menos dependência em óculos e levar a uma melhor qualidade de vida. Em geral, os pacientes que escolheram uma lente multifocal em vez de uma padrão lente monofocal demonstraram estarem mais satisfeitos com sua escolha.

voltar ao topo

Quem realiza a cirurgia de catarata?

Apenas oftalmologistas com treinamento especial em cirurgia ocular podem realizar procedimentos de catarata.

voltar ao topo

Qual é a porcentagem de sucesso de uma cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata tem uma taxa de sucesso geral de 98% ou mais. Inovações contínuas em técnicas e instrumentos tornam o procedimento mais seguro do que nunca.

voltar ao topo

A catarata pode voltar?

Depois que é removida, a catarata não pode retornar. No entanto, com o tempo, os pacientes podem reclamar de que sua visão ficou novamente turva. Essa condição é conhecida como catarata secundária. Ela pode ser tratada com um simples procedimento a laser realizado no consultório do seu médico.

voltar ao topo

Procure tratamento para a catarata

Estarei dormindo durante a cirurgia de catarata?

Como esse procedimento não leva muito tempo, não é necessário que você fique totalmente sedado com anestesia geral. Seu cirurgião usará uma gota anestésica local/tópica para tirar a sensibilidade do seu olho e você permanecerá acordado durante a cirurgia.

voltar ao topo

A cirurgia de catarata dói?

Graças às gotas anestésicas e aos medicamentos que o ajudam a relaxar, esse procedimento envolve desconforto mínimo. Além disso, o tempo de recuperação é muito curto.

voltar ao topo

Quem realiza o procedimento, um cirurgião ou um técnico?

Apenas oftalmologistas com treinamento especial em cirurgia ocular podem realizar procedimentos de catarata. Haverá um técnico e um(a) enfermeiro(a) na sala para auxiliar o oftalmologista.

voltar ao topo

Quanto tempo dura a cirurgia?

A maioria das cirurgias dura entre 15 e 30 minutos. A duração pode depender do tipo de procedimento que está sendo realizado.

voltar ao topo

Tenho catarata nos dois olhos. O médico tratará os dois ao mesmo tempo?

Normalmente, os médicos realizam a cirurgia no segundo olho duas ou três semanas depois da do primeiro olho. Todos os pacientes são diferentes, portanto converse com o seu médico sobre o que é melhor para você.

voltar ao topo

Quanto tempo ficarei no hospital?

A cirurgia de catarata é rotineiramente um procedimento sem internação. Os pacientes passam comumente apenas algumas horas no hospital ou no centro cirúrgico e podem ir para casa no mesmo dia.

voltar ao topo

Quanto tempo leva para eu enxergar após a cirurgia?

Todos os pacientes e todos os olhos são diferentes, mas algumas pessoas enxergam bem quase que imediatamente após a cirurgia. Os pacientes comumente enxergam bem o suficiente para dirigir no dia seguinte à cirurgia. Pergunte ao seu médico com que rapidez ele espera que você se recupere.

voltar ao topo

A vida após a catarata

Como me sentirei após a cirurgia de catarata?

Imediatamente após a cirurgia, você pode se sentir um pouco tonto devido à anestesia local.

voltar ao topo

Posso ir dirigindo para casa após a cirurgia de catarata?

Não. Você precisará combinar para que alguém o leve para casa. Se isso não for possível, peça ao seu médico para ajudá-lo com isso.

voltar ao topo

O que acontecerá imediatamente após a cirurgia?

Seu médico poderá colocar uma venda protetora e/ou óculos escuros sobre o seu olho e levá-lo à área de recuperação de pacientes externos. Após um breve período de observação, seu médico ou alguém da equipe médica explicará como cuidar do seu olho em casa e fornecerá as prescrições de medicamentos, se ainda não o tiverem feito. Sua consulta de acompanhamento será agendada normalmente para o dia seguinte e, em seguida, você poderá ir para casa, sendo que alguém deverá dirigir por você.

voltar ao topo

O que sentirei nos primeiros dias após a cirurgia?

Seu olho pode ficar sensível ao toque e até mesmo arranhar um pouco por alguns dias. Você precisará administrar seu colírio nos horários programados pelo médico e retornar para seu exame de acompanhamento agendado para garantir os melhores resultados possíveis da cirurgia. Seu médico provavelmente dirá que você pode retomar suas atividades diárias normais como ler, escrever, assistir TV e caminhar, se tiver vontade. Seu médico provavelmente dirá que você deve usar a venda de proteção para dormir.

voltar ao topo

Existem atividades que devo evitar imediatamente após e na primeira semana após a cirurgia?

É importante que você evite esfregar o olho ou colocar qualquer coisa nele, até mesmo água, o que pode aumentar a chance de infecção. Você não deve usar maquiagem no olho até que seu médico diga que isso é possível e deve evitar dormir no lado do olho que foi operado.

Também deve evitar qualquer tipo de esforço ou atividade que possa aumentar a pressão ocular, incluindo curvar-se e erguer objetos pesados.

voltar ao topo

E quanto a olhos ressecados?

A cirurgia de implante normalmente tem influência mínima em olhos ressecados; no entanto, seu médico pode optar por administrar alguma terapia suave para olhos ressecados (colírio) para garantir um conforto ideal e que sua visão seja a melhor possível.

voltar ao topo

Terei algum fenômeno de visão incomum após a cirurgia?

Ocasionalmente, no início da fase de cura, você verá brilhos e halos (visão turva ou embaçada) ao redor das luzes à noite. Essa é uma resposta normal desse tipo de cirurgia ocular e geralmente diminui com o tempo.

voltar ao topo

Quando meus olhos precisarão ser examinados após a cirurgia?

Seu médico dirá com base no seu procedimento. Normalmente, o médico o verá um dia depois da cirurgia, depois de 2 a 4 semanas, e novamente de 3 a 6 meses após a cirurgia. Depois disso, o normal é fazer um exame anual.

voltar ao topo

Após a cirurgia, precisarei de óculos?

Se seu médico tiver implantado uma lente intra-ocular monofocal, você pode precisar de óculos. Uma LIO monofocal possui apenas um ponto focal que permite focalizar objetos distantes.

Se seu médico tiver implantado uma LIO multifocal, há uma possibilidade significativa de você não precisar de óculos. Por exemplo, aproximadamente 80% das pessoas do teste da FDA para um tipo específico de LIO multifocal, a lente AcrySof® ReSTOR®, nunca mais usaram óculos de leitura ou bifocais. No entanto, há uma pequena chance de você precisar de óculos para algumas tarefas durante o período de cicatrização ou adaptação. Há uma chance ainda maior de que você precise apenas de tempo para se adaptar.

Se seu médico tiver implantado uma LIO tórica, como a lentes tóricas AcrySof® Toric, desenvolvida para reduzir ou corrigir seu astigmatismo, se você precisará ou não de óculos dependerá de se você também era míope, hipermétrope ou presbíope antes de receber o implante. Se usava óculos antes simplesmente para corrigir seu astigmatismo, talvez você não precise de óculos após a cirurgia. Se usava óculos para ler antes da cirurgia, você ainda precisará deles após a cirurgia de catarata.

voltar ao topo

Há algo que eu possa fazer para acelerar minha recuperação?

Embora seja a mais realizada e a mais bem-sucedida no mundo todo, a cirurgia de catarata ainda é um procedimento cirúrgico e você precisará de um tempo para se recuperar. Como a visão nítida depende do trabalho conjunto dos olhos e do cérebro, a melhor coisa que você pode fazer para garantir uma recuperação mais rápida é retomar suas atividades normais assim que o seu médico recomendar que você o faça. Faça o que está acostumado a fazer todos os dias: ler, assistir televisão, fazer trabalhos manuais ou usar o computador. Dirija e participe de atividades físicas. Realize várias atividades que exijam um alcance total da visão. E seja paciente. Sua nova LIO é uma ferramenta que seu corpo precisa aprender a usar.

voltar ao topo

Quando poderei retomar minhas atividades normais?

Você deve poder retomar as atividades normais em alguns dias e poderá dirigir e retornar ao trabalho de 2 a 5 dias, se estiver confortável com sua visão. Lembre-se, no entanto, de sempre seguir os conselhos do seu médico.

voltar ao topo

Isso é uma correção rápida como a LASIK? Conseguirei enxergar bem no primeiro dia após a cirurgia?

Embora a cirurgia de catarata em si seja muito rápida, sua visão pode não estar em seu estado ideal imediatamente após a cirurgia. Vários pacientes sentem uma grande melhora logo após a cirurgia, mas sua visão pode não atingir o estado ideal até 2 a 4 meses depois.

voltar ao topo

Quanto tempo levará para eu me adaptar? Quando posso esperar que minha visão fique tão boa quanto o esperado?

Você estará se adaptando nos próximos 2 a 4 meses e poderá atingir sua visão ideal durante esse período.

voltar ao topo

Posso desenvolver astigmatismo como complicação da cirurgia de catarata?

Sim. No entanto, apenas uma pequena porcentagem de pessoas que passaram pela cirurgia de catarata realmente desenvolvem astigmatismo como resultado da cirurgia. Se você desenvolver astigmatismo, pode ser necessário refinar sua visão. Podem ser usadas opções de tratamento como incisão relaxante limbar (LRI, limbus relaxing incision) ou tratamento com Excimer laser (LASIK). Isso tornará sua cicatrização um pouco mais demorada que o normal, mas você não deverá deixar de experimentar um bom resultado devido a isso.

voltar ao topo

Fiz a cirurgia de catarata em um olho e meu médico recomenda que eu faça no outro. Devo fazer isso?

Sim. Você pode achar que não se adaptou totalmente desde a primeira cirurgia, mas é importante lembrar que a visão ideal depende dos dois olhos trabalharem juntos da melhor forma possível.

voltar ao topo

A catarata pode voltar?

Não. Como a remoção da catarata envolve a substituição da sua lente natural por uma lente intra-ocular artificial, você nunca poderá "desenvolver" outra catarata na lente artificial. No entanto, você pode desenvolver algo chamado de "catarata secundária", que é simplesmente um turvamento da membrana que segura a lente intra-ocular. Essa situação normalmente é tratada com um procedimento comum e indolor usando YAG laser.

voltar ao topo

O que é YAG laser?

YAG é a sigla de Yttrium-Aluminum-Garnet, ou seja, granada de ítrio-alumínio. O YAG laser é o tipo de laser usado para realizar capsulotomias com YAG laser, necessárias quando uma catarata secundária se desenvolve após a cirurgia.

voltar ao topo

Qual é a taxa de sucesso da cirurgia de catarata?

A taxa de sucesso da cirurgia de catarata é superior a 98%, sendo que o sucesso é definido como as pessoas que voltaram às suas atividades diárias com a visão significativamente melhorada.

voltar ao topo

Poderei passar por detectores de metais sem dispará-los?

Sim. As LIOs não são feitas de metal e não vão disparar um detector de metal. Elas, na verdade, são feitas de plástico, silicone ou acrílico.

voltar ao topo

Poderei fazer ressonância magnética?

Sim. As LIOs não são feitas de metal e não causarão complicações nas ressonâncias. Elas, na verdade, são feitas de plástico, silicone ou acrílico.

voltar ao topo

Qual é a vida útil de uma LIO? A LIO pode "estragar?"

As LIOs são feitas de materiais duráveis e os pacientes dos implantes podem esperar que suas lentes durem a vida toda.

voltar ao topo