Recuperação da cirurgia de catarata

Uma semana a um mês depois

Da primeira semana até o primeiro mês após a cirurgia de catarata, seu corpo muito provavelmente estará se adaptando à cirurgia e você provavelmente se sentirá disposto a retomar a maioria das suas atividades normais. Consulte seu médico, no entanto, uma vez que sua situação individual pode ser diferente disso.

Na primeira semana

Como me sentirei? Seu olho ainda poderá estar um pouco sensível e áspero, embora isso deva estar diminuindo rapidamente. Qualquer brilho ou halo que você pode ter visto também deve estar diminuindo.

O que devo fazer? Retome suas atividades diárias normais com exceção de esportes aquáticos e qualquer coisa que envolva levantar peso.

Você ainda pode se sentir tentado a usar seus óculos antigos. Como sua nova cristalino trabalha para corrigir à distância e, em alguns casos, sua visão de leitura, seus óculos de prescrição antigos podem estar desatualizados.

Se você estiver com boa saúde, seu médico, muito provavelmente, o aconselhará a retomar a atividade sexual e os exercícios físicos, incluindo os pesados, após uma semana.

O que devo evitar? Ainda é importante evitar esfregar seu olho ou colocar qualquer coisa nele, até mesmo água, durante a primeira semana. Seu médico provavelmente ainda vai aconselhar que você não use maquiagem no olho.

No primeiro mês

Como me sentirei? Seu olho provavelmente já terá se recuperado totalmente. Seu cérebro ainda estará aprendendo a trabalhar com sua nova LIO para ajudá-lo a atingir a visão ideal. Se você tem olhos ressecados, seu médico pode optar por administrar alguma terapia suave para olhos ressecados (colírio) para garantir um conforto ideal e que sua visão seja a melhor possível.

O que devo fazer? Retorne ao seu médico para sua consulta de acompanhamento.

Se seu médico o aconselhou a fazer a cirurgia de catarata no outro olho, essa cirurgia muito provavelmente ocorrerá nessa época.

Se recebeu uma LIO monofocal e não vai fazer a cirurgia no outro olho, nesse momento, você estará pronto para seus novos óculos ou lentes de contato.

Desafie sua visão. Seu médico provavelmente o liberou para participar de várias atividades e, quanto mais você desafiar seus olhos e o cérebro a trabalharem juntos, mais provável será que você aproveite todos os benefícios da sua nova lente intraocular.

O que devo evitar? Se seu médico determinou que você precisa da cirurgia de catarata nos dois olhos, é importante que você evite julgar o sucesso geral das cirurgias até que os dois olhos e seu cérebro tenham aprendido a trabalhar juntos para atingir a visão ideal. Embora alguns aspectos da sua visão possam ter melhorado imediatamente, como a percepção das cores, pode levar algumas semanas, e, possivelmente, de 2 a 3 meses, até você ver os resultados finais das suas cirurgias.

O processo de recuperação descrito aqui se destina a representar a maioria dos procedimentos de catarata, que ocorrem sem complicações. Os resultados individuais podem variar. Nenhuma informação contida aqui tem a intenção de substituir os conselhos médicos. Sempre consulte seu médico com relação a qualquer informação específica sobre a sua recuperação.