Certos tipos de glaucoma e as cirurgias para tratamento do glaucoma foram vinculados ao desenvolvimento de certos tipos de catarata. Além disso, podemos desenvolver um glaucoma secundário como complicação da cirurgia de catarata.

O que é glaucoma? O glaucoma pode causar catarata?

Glaucoma é uma doença ocular que se desenvolve quando a drenagem lenta do humor aquoso pela malha trabecular cria pressão dentro do olho. Se não for tratada, esse acúmulo de pressão intra-ocular danifica o nervo óptico, causando cegueira.

Problemas oculares comuns

Existem vários tipos de glaucoma, embora nem todos estejam associados ao desenvolvimento da catarata.

O tipo mais comum é o glaucoma crônico de ângulo aberto. Nesse tipo de glaucoma, o ângulo entre a iris e a córnea pelo qual o fluido drena da câmara anterior do olho permanece aberto, embora o fluido ainda drene muito lentamente. Esse tipo de glaucoma é muitas vezes indolor em seus estágios iniciais, mas você corre mais risco se um parente tem ou teve glaucoma.

A catarata não pode ser causada pelo glaucoma crônico de ângulo aberto.

Você sabia?

Se você é de descendência afro-americana ou hispânica, tem um risco maior de desenvolver o glaucoma e é suscetível em uma idade precoce.(1)

No glaucoma agudo de ângulo fechado, o ângulo pelo qual o fluido drena se estreita rapidamente, bloqueando a drenagem. Quando isso acontece, a pressão ocular interna se acumula rapidamente, endurecendo o globo ocular e causando dor, visão turva e halos ao redor das luzes.

Embora os halos ao redor das luzes também sejam um sintoma da catarata, se você tiver glaucoma e enxergar halos, não necessariamente tem catarata. No entanto, o glaucoma agudo de ângulo fechado pode levar ao desenvolvimento da catarata. Quanto mais bloqueada for a drenagem do humor aquoso, mais o fluxo de líquido dentro e fora do cristalino é perturbado, aumentando a chance de o cristalino desenvolver catarata.

Embora o glaucoma seja normalmente tratado com medicamentos, quando estes não funcionam, seu médico poderá recomendar a cirurgia. Tanto a cirurgia de incisão convencional, também conhecida como cirurgia por filtragem, como a cirurgia ciclodestrutiva são conhecidas por causarem o desenvolvimento da catarata.(1) Qualquer tipo de trauma ocular que cause inflamação, incluindo as cirurgias, pode contribuir para a formação da catarata.

A catarata pode causar glaucoma?

Às vezes, quando a catarata está madura e começa a inchar devido a um maior conteúdo de fluido, o cristalino pode ter um contato justo com a íris e bloquear o fluxo de humor aquoso através do ângulo de drenagem. Quando o fluxo de humor aquoso é bloqueado, a pressão ocular interna aumenta e o glaucoma se desenvolve.

Além disso, a pressão intra-ocular pode às vezes ficar elevada durante a cirurgia de catarata, causando o glaucoma secundário. O glaucoma secundário é muito incomum após a cirurgia de catarata, mas normalmente é temporário e facilmente tratável com medicamentos para glaucoma.

Coisas a considerar no tratamento da catarata

O glaucoma pode tornar o tratamento da catarata mais complicado. Algumas das drogas mais antigas usadas para tratar o glaucoma podem afetar o tamanho da pupila, o que pode tornar a cirurgia da catarata mais desafiadora. Se você tem glaucoma e está prestes a passar pela cirurgia de catarata, certifique-se de perguntar ao seu médico sobre como uma doença pode afetar a outra.

Para obter mais informações sobre glaucoma, visite a Glaucoma Research Foundation.

Você sabia?

Depois da catarata, o glaucoma é a causa principal de cegueira no mundo todo.(2)

• (1) The Aging Eye (O olho que envelhece)
  • (2) Guia de Mídia de Saúde Ocular da Alcon